O que é um “Encadeamento produtivo”?
 
Trata-se da inserção das micro e pequenas empresas em cadeias de produção capitaneadas por grandes empresas. O encadeamento produtivo busca adequar as pequenas empresas aos requisitos das grandes, facilitar a realização de negócios entre elas, melhorar a competitividade de todos envolvidos e da própria cadeia de valor.
 
O encadeamento produtivo impulsiona a maior competitividade e a inovação nas empresas de pequeno porte, a partir da necessidade de adoção de padrões técnicos e de qualidade definidos por empresas líderes das cadeias de valor. Para participar dessa parceria estratégica, a pequena empresa passa por melhoria na gestão, tecnologia de produção, processos inovativos e de menor impacto ambiental. Assim, a micro e pequena empresa  aperfeiçoa seus serviços, cumpre exigências, condições e critérios demandados pelas grandes compradoras, e pode se inserir de forma competitiva na cadeia de valor das grandes empresas.
 

Para estimular a implementação dos encadeamentos produtivos, o SEBRAE desenvolveu uma metodologia de trabalho específica, estruturada em cinco etapas: mapeamento da demanda de bens e serviços e requisitos; diagnóstico da situação atual da pequena empresa; plano de ação específico para a pequena empresa; consultoria e capacitação; e avaliação da evolução das pequenas empresas. Estas etapas são desenvolvidas após a grande empresa assumir compromisso junto ao SEBRAE para a estruturação da cadeia produtiva. Clique aqui para acessar a metodologia

Anexos

Folder-Encadeamento.pdf (34482928)
Recomende este artigo
VOLTAR PARA DOCUMENTOS

Seja o primeiro a comentar

Resposta enviada. Aguardando aprovação.

500

Enviar comentário