• Data: 17/06/2015
  • Horário: 
  • Local: DF

Brasília – A presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, participam nesta quarta-feira (17) de cerimônia para comemorar a marca de cinco milhões de Microempreendedores Individuais (MEI), alcançada no mês de junho. O evento terá início às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

O MEI é um programa de formalização e inclusão econômica e social que atende a pequenos empreendedores de forma simplificada, descomplicada e com redução de carga tributária.

Para o ministro Guilherme Afif, a importância da ampla formalização e todo o caminho percorrido até a marca de 5 milhões de MEI mostram que é preciso criar sempre mecanismos atrativos para que as pessoas saiam da informalidade. “Quando levamos a ideia do projeto para o presidente Lula, em 2003, falávamos em dar cidadania a mais de 10 milhões de trabalhadores informais. Em cinco anos de trabalho, chegamos aos cinco milhões e vamos formalizar o restante nos próximos cinco anos”, reforça.

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destaca a importância da capacitação para a evolução do MEI no Brasil. “Sabemos o quanto é crucial ter uma gestão eficiente e um bom planejamento para que as empresas possam elevar o seu nível de produtividade e competitividade. E isso só é possível se o microempreendedor se capacitar”.

O MEI se consolidou como ponto de partida e alternativa para todo brasileiro que tem o sonho de trabalhar por conta própria. E os dados mostram isso. Em julho de 2009, procuraram a formalização 1.256 pessoas. Em 2011, o MEI rompeu a marca de um milhão de pessoas – foram 1,6 milhão de formalizações alcançadas. Em 2012, com o aumento do limite de faturamento para os R$ 60 mil anuais, o modelo tomou corpo para chegar à marca de cinco milhões de formalizados.

Além disso, cerca de 500 mil pessoas cadastradas no Bolsa Família fizeram do MEI a alternativa para buscar o seu sustento.

Serviço:
Cerimônia de Comemoração dos 5 Milhões de MEI
Data: Quarta-feira, 17 de junho de 2015
Hora: 11h
Local: Salão Nobre do Palácio do Planalto
Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 3243-7851
(61) 3243-7852
(61) 2104-2768
(61) 2104-2770
imprensa@sebrae.com.br

 

Fonte: ASN

 

Recomende este artigo
VOLTAR PARA EVENTOS

Seja o primeiro a comentar

Resposta enviada. Aguardando aprovação.

500

Enviar comentário