• Data: 09/03/2017
  • Horário: 08:00
  • Local: Serra Gaúcha

Na próxima quinta-feira (09), será realizado em Farroupilha o II Fórum de Cidades Digitais da Serra Gaúcha, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal. Entre os temas a serem abordados pela cidade sede do evento, que visa estimular o uso da tecnologia para maior eficiência de gestão pública, está o fomento ao desenvolvimento econômico.

Com a otimização das regras de negócios dentro do processo empresarial, Farroupilha reduziu a espera de abertura de empresas de 400 dias para 48 horas, de acordo com o assessor executivo, Gabriel Tavares, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, pasta esta comandada desde janeiro por Roque Severgnini. O assessor também adianta que o município está pronto para dar mais um passo na busca para facilitar a vida de empresários com a aplicação de sistemas de alvarás digitais. “Seguimos os passos da Engenharia de software”, comenta, destacando que, no auge da crise econômica, Farroupilha quase dobrou o número de empresas abertas em 2016 em comparação com o ano anterior.

Além da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada no final de 2015 e que prevê incentivos para inovação e parques tecnológicos, o Tavares irá apresentar aos gestores presentes no encontro da próxima quinta-feira outra iniciativa que deve ser lançada nos próximos meses, focada no empreendedorismo virtual. “Cerca de 80% das pessoas jurídicas não têm presença digital. Da mesma maneira que se fala em inclusão digital das pessoas é preciso tratar da inclusão digital do empreendedor”, observa Tavares.

Cidades Digitais – As inscrições para o II Fórum de Cidades Digitais da Serra Gaúcha são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo forum.redecidadedigital.com.br. As vagas são limitadas. O diretor da RCD, José Marinho, reforça que a ideia é estimular investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação, levando informação a prefeitos, gestores e vereadores interessados em conhecer modelos, soluções de mercado e como utilizar as cidades digitais e inteligentes para melhorar a vida das pessoas e os serviços públicos. “Não existe outro caminho para desenvolver as localidades se não pela tecnologia. Ela é transversal a todos os setores da administração municipal e o que pode reduzir gastos, aumentar a arrecadação e melhorar a gestão de pastas importantes como Saúde, Educação e Segurança, por exemplo”, afirma o diretor da RCD.
 
Serviço:
II Fórum de Cidades Digitais da Serra Gaúcha
Farroupilha, 09 de Março.
Inscrições gratuitas para servidores públicos
forum.redecidadedigital.com.br
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812
 

Recomende este artigo
VOLTAR PARA EVENTOS

Seja o primeiro a comentar

Resposta enviada. Aguardando aprovação.

500

Enviar comentário