O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as unidades estaduais da instituição promovem a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em mais de 900 cidades do Brasil, no período de 8 a 13 de maio.

Para quem não puder comparecer, o Sebrae elaborou uma programação online, com Papos de Negócio e Facebook Live com especialistas de diversas áreas. Confira a programação AQUI.

O evento tem o objetivo de oferecer orientações e capacitação aos MEIs. Outro foco do evento é a formalização de potenciais empresários.

Durante a Semana do MEI, também serão abordados temas gerais como esclarecimento de dúvidas sobre a Declaração Anual (DASN), a Previdência Social e educação financeira. Cada regional será responsável pela programação, pensada e planejada para atender aos interesses locais e aos potenciais de cada cidade. Os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e várias capacitações com especialistas em pequenos negócios.

MEI

O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. O faturamento anual da categoria deve ser de no máximo 60 mil. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.

A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para incentivar a formalização do MEI, como o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Além disso, o MEI está enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Com uma pequena contribuição mensal, destinada à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS, o microempreendedor individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria.

Em 2018, com algumas modificações no Simples Nacional, quem é formalizado como MEI poderá faturar até 81 mil por ano, o que resulta em uma média mensal de R$ 6,75 mil.

Para acessar o site da Semana do MEI, clique AQUI.

Fonte: Portal do Desenvolvimento Local

Foto: Pipoqueiro e empresário Valdir Novaki. / Reprodução vídeo Sebrae

Recomende este artigo
VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Comentários

  1. Silas teixeira farias
    01 de fevereiro de 2017, 21:00

    Sou micromprededor busco o sucesso faiz muito tempo que trabalho como vendedor penso de ajudar minha família procuro sempre em melhorar minhas vendas tenho muita fé em Deus

    Resposta enviada. Aguardando aprovação.

    500

    Enviar comentário

Deixe o seu comentário

Resposta enviada. Aguardando aprovação.

500

Enviar comentário