• Data: 09/05/2017
  • Horário: 15:30
  • Local: Centro de Convenções da Bolsa Rio

Sebrae promove painéis sobre investimento de risco em micro e pequenas empresas na Rio Money Fair, nos dias 9 e 10

Investimento-anjo e oportunidades em pequenos negócios para grandes empresas inovadoras e investidores (corporate venture) serão os temas dos dois painéis coordenados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Rio Money Fair, no Centro de Convenções da Bolsa Rio, nos dias 9 e 10 de maio. O presidente da instituição, Guilherme Afif Domingos, por sua vez, será um dos palestrantes na mesa Rumos do Empreendedorismo: Inovação, Tecnologia e Exportação. O evento reunirá cerca de mil participantes, entre investidores de diversos portes, instituições financeiras, gestores de recursos e profissionais do mercado financeiro e de seguros.

Afif deve anunciar, em sua palestra, um aporte de R$ 45 milhões do Sebrae em três Fundos de Investimento em Participação (FIP) que investem em pequenos negócios inovadores. Para ele, é preciso reunir esses empreendedores iniciantes a profissionais experientes. “Os jovens sabem muito sobre tecnologia e as startupsresultam do ímpeto empreendedor dessa geração. Precisamos unir essa energia com a experiência e o conhecimento estratégico dos mais velhos”, avalia o presidente.

O Sebrae terá ainda um estande institucional na Rio Money Fair, com a presença de seis bancários aposentados, selecionados no projeto Senhor Orientador, para dar orientação sobre crédito a pequenos negócios. No espaço, analistas do Sebrae receberão os participantes da feira para falar sobre investimentos em pequenos negócios, enquanto dois monitores rodarão vídeos institucionais sobre capital empreendedor.

A participação na feira faz parte da estratégia do Sebrae que, nos últimos anos, voltou sua atenção a empresas nascentes com alto potencial de crescimento, as startups, apostando em iniciativas como a estratégia de atendimento Sebrae Like a Boss 1Up, os projetos Capital Empreendedor e Startup Way e o apoio ao programa de pré-aceleração InovAtiva Brasil. A LC 155/2016, que regulamentou o papel do investidor-anjo e teve forte apoio do Sebrae, deve impulsionar ainda mais esses negócios nascentes inovadores nos próximos anos.

Capital Empreendedor

A Rio Money Fair faz parte da estratégia de divulgação do mais recente projeto da instituição voltado a pequenos negócios com alto potencial de crescimento. Chamado Capital Empreendedor, ele visa preparar pequenos negócios inovadores para receber investimentos de capital de risco e promove a aproximação deles com investidores.

O projeto está em fase de implementação e já passou por uma experiência piloto em Salvador (BA). A meta é que, até 2019, 600 micro e pequenas empresas com perfil para capitalização via investimento-anjo e fundos de investimento sejam atendidas. Entre as ações que compõem o projeto estão: workshops de capacitação de startups, pequenos negócios inovadores e investidores-anjo; mentorias; e circuitos de investimento, no qual empresas selecionadas se apresentam e interagem com potenciais investidores. “As empresas envolvidas serão monitoradas após o encerramento do ciclo, para a construção e consolidação de cases de sucesso”, completa a analista de Serviços Financeiros Maria Auxiliadora Souza, que coordena o Capital Empreendedor no Sebrae.

Rio Money Fair – Programação Sebrae

Dia 9/5

15h30 às 16h30 – Rumos do Empreendedorismo: Inovação, Tecnologia e Exportação

Participação na mesa do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos

17h às 18h – Investimento–Anjo – Desafios e Oportunidades

Moderação: Paulo Cezar Andrade, coordenador do Projeto de Startups do Sebrae/RJ

Painelistas: Priscila Titelbaum, advogada da Neolaw; João Kepler Braga, sócio da Bossa Nova Investimentos; e Luiz Carlos Correa, sócio da Rede Livre.

– O painel vai abordar o investimento-anjo como alternativa para investidores individuais, seu papel no desenvolvimento e crescimento de empresas inovadoras, desafios e oportunidades da modalidade após a Lei Complementar 155/2016.

 Dia 10/5

14h30 às 15h30 – Corporate Venture – oportunidades para grandes empresas inovadoras e investidores

Moderação: Alexandre Comin, gerente de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae

Participantes: Franklin Luzes, da Microsoft; Pedro Guatimosim Vidigal, da Fundep; e João Marcos Oliveira, sócio-diretor da Asapp.

– O painel apresentará a visão de especialistas do mercado sobre oportunidades de inovação e abertura de novos mercados, desafios e tendências para grandes empresas e negócios inovadores.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias (ASN)

Recomende este artigo
VOLTAR PARA EVENTOS

Seja o primeiro a comentar

Resposta enviada. Aguardando aprovação.

500

Enviar comentário