• Data: 16/05/2017
  • Horário: 18:00
  • Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, à Rua 6 de Setembro, São João dos Patos (MA)

Até o mês de novembro, o programa vai percorrer 20 cidades do interior do Maranhão

Divulgar os programas estaduais de incentivo ao empresariado, fortalecer o diálogo com a gestão, estimular o empreendedorismo e oferecer serviços e capacitação técnica é o objetivo da ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’. O programa do Governo do Estado do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), realiza sua primeira edição na terça-feira (16) em São João dos Patos. Até o mês de novembro, o programa vai percorrer 20 cidades do interior do Maranhão.

Na ocasião, os empresários e comerciantes poderão obter mais informações e se inscrever em importantes programas do Governo do Estado. Na lista, o ‘Maranhão Juros Zero’, onde a gestão convenia com entidade financeira para conceder crédito de até R$ 20 mil sem juros para o empresariado. O ‘Mais Empresas’, que concede redução da carga tributária ao empresário que deseja instalar ou ampliar seu negócio. Ainda na lista, o ‘Maranhão Mais Produtivo’, que oportuniza às micro e pequenas empresas instaladas no Maranhão, facilitando o acesso a novos mercados) e o ‘Mais Empregos’, onde, a cada novo emprego gerado, o Governo concede crédito de R$ 500 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O evento é voltado para empresários de todos os perfis, do micro ao grande, para que tenham acesso a informações relativas a serviços do setor e possam estreitar a relação com a gestão, conhecendo programas e sendo beneficiados com uma série de ações, enumera o titular da Segov, Antônio Nunes. “Na caravana, os secretários estarão disponíveis para conversar com o empresariado de forma direta e transparente”, explica o secretário. O número de empresas em atividade nestas cidades foi o critério para escolha nesta etapa da ação.

A caravana oferece a oportunidade do diálogo mais próximo entre Governo e classe empresarial, enfatizou o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Marcellus Ribeiro Alves. “Será a oportunidade para a categoria colocar suas demandas e buscar a construção de ideias de forma coletiva, além de soluções que sejam importantes para desenvolvimento do setor no Estado”, disse.

A Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) também estará presente ao evento, oportunizando vários serviços. “Consideramos uma iniciativa importante para o estreitamento da relação com a classe empresarial e uma das importantes funções desse projeto é promover um relacionamento mais estreito com a categoria e executar ações pelo desenvolvimento do setor”, destaca o presidente Sérgio Sombra.

Para o secretário de Indústria e Comércio (Seinc), Simplício Araújo, a caravana vai somar para o crescimento dos negócios. “É importante que a classe compareça e possa usufruir as oportunidades que a caravana vai oferecer. Ele terá uma gama de alternativas para que seu empreendimento possa melhorar e até alavancar. Com essa ação, o Governo se compromete com o desenvolvimento deste setor no Maranhão”, enfatiza o titular da Seinc.

Na lista de serviços que serão oferecidos no evento estão palestras sobre empreendedorismo, formalização do Micro Empreendedor Individual (MEI), acesso a documentos e outros; oficinas de capacitação técnica; cadastramento em programas de Governo e no MEI; sobre questões fiscais, tributárias e financeiras; emissão de guias de pagamento, consulta a processos, entre outros; além de uma série de serviços itinerantes da Sefaz, Jucema e Seinc, que vão dispor equipe técnica para atendimento. Agricultores familiares, contadores, comerciantes e empreendedores em geral são o público alvo.

As ações da Sema na caravana têm foco na orientação e apoio ao licenciamento ambiental, explicando os procedimentos para aquisição e acompanhamento da expedição do documento. O Inmeq-MA vai disponibilizar balcão de atendimento para informar sobre a devida metragem de seus serviços e manutenção dos instrumentos de medição, além da possibilidade de renegociação de multas e dívidas. A ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ será realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, à Rua 6 de Setembro, a partir das 18h, em São João dos Patos.

Inclusão

Os municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Estreito, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá e Timon também vão ser contemplados com os serviços da caravana. Participam ainda na ação as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), de Segurança Pública (SSP), além do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA).

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Recomende este artigo
VOLTAR PARA EVENTOS

Seja o primeiro a comentar

Resposta enviada. Aguardando aprovação.

500

Enviar comentário